MATERIAL BIOLÓGICO/VOLUME/CONSERVANTE
Material:
sangue. Volume suficiente para 1,0 ml de soro.
líquor ou líquidos (ascítico, pancreático, peritonial e pleural). Volume de 1,0 ml de LCR ou líquidos. Os materiais devem ser colhidos pelo médico do paciente.

INTERFERENTES
***

INSTRUÇÕES AO PACIENTE
Material: sangue. Não é necessário jejum.

Os líquidos biológicos (ascítico, pancreático, peritonial e pleural) e o liquor devem ser colhidos pelo médico do paciente e são recebidos somente na Matriz-Santa Luzia (pacientes ambulatoriais) ou Unidades Laboratoriais Hospitalares (pacientes internados).

INTERPRETAÇÃO CLÍNICA
O antígeno de carboidrato 125 (CA 125) é uma glicoproteína presente em muitos casos de tumores ovarianos, embora não seja um marcador específico para neoplasias ovarianas e não possa distinguir as neoplasias malignas das benignas. É um marcador útil para o monitoramento seriado de certos tumores ginecológicos, inclusive de carcinoma cervical e adenocarcinoma de endométrio. Também está presente em outras neoplasias ginecológicas, como a endometriose e carcinoma de trompa de Falópio, e em alguns tumores do pâncreas, fígado, cólon, mama e pulmão. Embora 50% das pacientes com câncer de ovário tenham CA 125 normal, a elevação deste marcador indica pior prognóstico da doença. A pesquisa do CA 125 e CEA (antígeno cárcino-embrionário) em líquidos biológicos pode ser um auxiliar na diferenciação de tumores primários de ovário, trompas e endométrio (CA 125 aumentado e CEA normal) dos tumores de mama, trato gastrintestinal e adenocarcinoma de pulmão (CA 125 normal e CEA aumentado).

LOCAL DE COLETA
Os líquidos biológicos (ascítico, pancreático, peritonial e pleural) e o liquor devem ser colhidos pelo laboratório

Chame no WhatsApp