NOME DO EXAME
CARBAMAZEPINA

MATERIAL BIOLÓGICO/VOLUME/CONSERVANTE
Material: sangue. Volume suficiente para 1,0 ml de soro.

INTERFERENTES
A amostra não deve permanecer mais que 24 horas em tubo com gel separador.

INSTRUÇÕES AO PACIENTE
Material: sangue. Não é necessário jejum.

1. O paciente deve informar o nome da medicação que está fazendo uso, quantas vezes por dia e horários (exemplo:08:00h manhã, 20:00h noite).
2. O paciente deve manter OBRIGATORIAMENTE a dose normal do medicamento.
3. A coleta é realizada até 1 hora antes da tomada da medicação ou conforme pedido médico.
4. Se o medicamento for tomado apenas 1 vez ao dia, a coleta deve ser realizada pelo menos 12 horas após.
5. Na suspeita de intoxicação descrita no pedido médico, será coletado em qualquer tempo, sempre informando o horário da última dose.

INTERPRETAÇÃO CLÍNICA
A carbamazepina é uma droga antiepilética, usada no tratamento das crises convulsivas e de nevralgias. Também tem sido usada no tratamento do transtorno bipolar do humor e de outras patologias psiquiátricas. É absorvida lentamente e atinge pico plasmático em cerca de seis horas. É totalmente eliminada pelo fígado, onde atua como indutor das enzimas responsáveis por seu metabolismo. Raramente pode ocorrer toxicidade com níveis normais de carbamazepina graças ao acúmulo de seu metabólito ativo carbamazepina-10,11-epóxido. Níveis baixos estão geralmente relacionados à não adesão ao tratamento, mas podem ser resultado da ação de outros medicamentos (ativação do sistema enzimático hepático P-450) ou por auto-indução do metabolismo nos primeiros meses de tratamento. Níveis altos podem estar relacionados ao uso concomitante de drogas inibidoras do sistema P-450 ou por interação com o metabolismo e eliminação da carbamazepina e de seu metabólito carbamazepina-10,11-epóxido. Por esta razão, as associações medicamentosas devem ser cuidadosamente avaliadas

Chame no WhatsApp